top of page

A invenção da pilha proporcionou uma  grande revolução no dia-a-dia das pessoas, grandes feitos científicos e tecnológicos foram alcançados devido aos estudos de Alessandro Volta sobre a origem da eletricidade.

 “Uma célula eletroquímica é, simplesmente, um dispositivo que permite a separação física de duas semi-reações de forma que elétrons sejam transferidos através de um circuito externo, ao invés de misturar diretamente os reagentes”. Tomamos como exemplo a Pilha de Daniel, uma célula eletroquímica simples que transforma a energia liberada de uma reação química em energia elétrica (figura abaixo).

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA UMA PILHA DE LIMÃO?????

Figura 1

Com podemos montar um pilha ?

É bem simples, os materiais que você vai precisar são:

  • 1 placa de zinco

  • 1 placa de cobre

  • 2 limões

  • 2 fios (jacaré)

  • 1 voltímetro

Passo 1: Espetar a placa de cobre e zinco no limão de forma que elas não entrem em contato.

Passo 2: Conectar os fios com os jacarés nas placas, o frio vermelho é ligado a placa decobre e o fio preto a placa de zinco.

Passo 3: Conectar os fios ao voltímetro para analisar a corrente formada pela diferença de potencial dos metais

Por que ocorre a formação de energia ?

Os átomos do cobre (Cu) atraem mais os elétrons do que os do zinco (Zn).  Então podemos dizer que o átomo de Cu é o polo negativo (catodo) e o átomo de Zn é o polo positivo (ânodo), os elétrons vão migrar do da placa de Zn e chegar até o átomo de Cu.

Após algum tempo de funcionamento da pilha, podemos ver que a placa de zinco foi corroída

Qual a explicação para isso ???

Isso se deve ao fato do zinco ter tendência em perder elétrons ( Zn (s) -> Zn+2 + 2e-), portanto o zinco sofre oxidação e libera elétrons para o circuito.

Observa-se também um aumento na placa de cobre, pois o cobre possui tendência em receber elétrons ( Cu+2 + 2e- ->Cu(S) ), sendo assim esse sofre redução e adquiri os elétrons do circuit.

Esse movimento cria uma diferença de potencial que gera nossa energia.

Você também pode testar vários materiais como moedas, pregos e outros materiais metálicos e descobrir qual a diferença de potencial  entre eles.

bottom of page